Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Criada em 10 de agosto de 1955, pelo então governador do RS, o engenheiro Ildo Meneghetti, veio a funcionar no dia 2 de julho de 1956, no antigo prédio do salão paroquial da Capela São Braz, onde hoje é a Rua Duque de Caxias, em frente a Praça Antônio Triches.
Primeira escola, ao fundo o primeiro bloco da “escola velha”.
Em 1955, o professor Antônio José Mezzomo assumiu como diretor do Grupo Escolar de Vanini, juntamente com os professores Artêmio José Benvegnu e Avelino Anarciso Perin. Atuou até 1957, sendo substituído pelo professor Avelino.
Em 1961, foi construido um prédio de madeira, com duas salas e uma secrearia, a então chamada “brizoleta”, na Rua Rui Barbosa, mas o salão paroquial ainda era utilizado como sala de aula.
Em 1962, a pedido da Secretaria e Cultura do Estado, o Cônego Josué Bardin foi definitivamente eleito como nome da Escola, oficializado pelo então governador Leonel de Moura Brizola e passou a se chamar Grupo Escolar Cônego Josué Bardin.
Em 1967, a “brizoleta” foi demolida e, no mesmo local, foi construído o bloco inferior de do prédio em alvenaria, que pelo crescente número de alunos, em 1974 o prédio foi ampliado com a construção do bloco superior. Este local hoje é chamado de “escola velha”, onde atualmente é utilizado por pequenas empresas, entidades do município e o Museu Municipal.
A partir de 1988, a paróquia São Braz novamente cedeu o salão para que as aulas fossem desenvolvidas de uma forma melhor. Também neste ano, instalou-se em Vanini o ensino de 2º Grau e a primeira turma se formou em 1990, com o curso Preparação para o Trabalho.
No ano de 1995, iniciam-se os trâmites para construção do atual prédio da Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Josué Bardin, na parceria com os governos estadual e municipal, inaugurado em abril de 1998, passando a ser utilizado em 1999. Este passa a ser então um dos mais modernos da região, composto por 8 salas de aula, sala de estudos, biblioteca, sala de professores, sala de supervisão, sala de direção, secretaria, sala de recursos, laboratório de informática e de ciências, escovódromo, amplo refeitório e anfiteatro, banheiros e grandes áreas cobertas. A mesma se localiza na Rua Rui Barbosa, 110, em frente a “escola velha”.
(1) Escola Bardin velha. (2) Escola Bardin atual.
Ao lado do prédio atual, há uma quadra esportiva, totalmente fechada, com banheiros e vestiários, para prática de atividades físicas dos alunos das Escolas Estadual e Municipal, devido à parceria entre o Estado e Município na construção da mesma.
Curiosidade – Os primeiros estudantes realizavam a prática da educação física no campo de terra, cedido gentilmente na época pelo Esporte Clube Botafogo (onde localizam-se atualmente as escolas municipal, estadual, biblioteca e quadra de esportes).
Atualmente, em 2024, a Escola Bardin mantém atividades manhã e tarde, atendendo 135 alunos do Ensino Fundamental, a partir do 6º ano ao Ensino Médio, totalizando 7 turmas. O setor de Recursos Humanos conta com 6 funcionárias e 16 professores.
Parabéns Escola Bardin por tanto conhecimento e tantas histórias construídas a partir dele. Vida longa a esta importante instituição que é patrimônio da nossa cidade.
*fonte Arquivo Escola Josué Bardin – Salete Oro
*redação Jones Antônio Garbin – Rádio Vanini
*fotos Arquivo/Salete Oro